sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Perdas e Ganhos

"Pra mim ele virou nada mais do que um pão de fôrma embolorado. De fôrma por suas tentativas esnobes de se adequar a um sistema patético; embolorado porque acredito que é assim que as pessoas ficam quando se tornam frias, amargas e verdes.
Essa é mais uma história sobre expectativas e perdas (não, não é sobre padarias). Sobre gente, que assim como eu, também entrega sempre mais do que recebvide. E que, com o saldo negativo na mão, tenta entender como é que não adivinhou, como é que se permitia. Como é que, mais uma vez, isso importa tanto?

Como um bom delivery, nosso coração não faz entregas apenas nos romances. Não, ele também atua na amizade. “Uma nova e ampla área pra gente se ferrar”. Foi isso que me veio à cabeça quando uma conhecida pediu que eu escrevesse sobre amigos. E o que eu poderia dizer, além de que sou a mesma neurótica dos amores, exigindo presença e carinho constantes?
Bom, hoje posso dizer que o desprendimento é meu mais novo analgésico. Mas nem sempre foi assim. Como quando eu te vi mudar tanto. De amigo companheiro, passava a ser superficial e estranho. E eu passava a ser um serzinho torturado, ofendido e inconformado. Lutei, mas me afastei, porque da dor a gente se afasta. Ou pelo menos, deveria se afastar.
E aí a gente chega naquele ponto onde acredita que o rumo que a vida tomou foi o mais certo: “é melhor assim”. Quando, no fundo, eu me contorcia por não poder controlar tempo, espaço e caráter. Por ver, impotente, você se tornar algo tão idiota e distante do que um dia foi. Se é que um dia foi.
Olha, até confesso: em cada relacionamento a reciprocidade sempre foi uma medida categorizada e classificada exclusivamente por mim. Injusto? Muito. Estúpido? Demais. Mas adivinhe quem sempre acabava perdendo o jogo?
Um jogo. Expectativa e realidade são como um jogo vicioso onde quem ganha é sempre o azar. Azar de quem espera sempre o máximo das pessoas e não reconhece sorte do mínimo gesto de retorno. De quem não sabe equilibrar perdas e ganhos. Azar de quem nasceu carente assim.
No fim das contas, em qualquer relacionamento, a melhor parte do que se ganha é justamente o que a gente não pediu. Como um brinde inesperado que te faça sentir "cliente especial". Mas e quando a gente não recebe, é errado achar que mesmo assim temos direito?
E eu sinto a sua falta sem querer sentir. Me culpo, mas só depois de soterrar você em erros maiores. E eu sei, mais uma vez, que “é melhor assim”. Ainda que essa decepção machuque tanto. Ainda que alguém me diga que se não volta, é porque nunca tive- se é que eu tive.
Antes que eu me despeça da culpa (a nossa) achando que "algumas pessoas simplesmente não se importam”, esqueço a saudade, finjo independência e me consolo: intensidade continua sendo o melhor (e o pior) em mim. "

MILENA GOUVEIA

0 comentários: