terça-feira, 25 de maio de 2010

Mulher de 30


Cibele Santos

Garfield


Jim Davis

Frases Soltas


Lulu Santos

Pacto

"Sou um desvairado. Aposto em casamento.

Mergulho em saideiras intermináveis na mesa de bar e apanho porque sou minoria. Meu chope tem colarinho de padre. É enlouquecedor convencer alguém que usa sua experiência. É como se a experiência fosse um argumento incontestável. Já reneguei muita lembrança que não me acrescentou em nada. Nem toda experiência ensina, que mania a de se vangloriar do passado apocalíptico e jogar na cara: eu vivi dois casamentos, sei do que falo. Faz favor, há coisas que vivo que apenas me tiram as palavras. Se alguém tem propriedade no assunto é Thiago de Mello, que casou trinta vezes, mais ninguém. Nem eu.
Amo casamento com todo peso da árvore feminina da família. Torna qualquer detalhe revelador, chance de traficar ternura na necessidade de comprar gás ou arrumar o portão da garagem. Perguntar que horas ela volta é uma preocupação comovente, de quem deseja ficar mais tempo junto. O que são os problemas perto da alegria de poder contá-los para sua mulher? O amor é simples, tão simples que fingimos sabedoria ao dificultá-lo.
Mas os céticos estão em vantagem. Eu é que sou o conservador. Defender uma relação fechada é hoje impronunciável, uma burrice. Acabo calado por vaias e ‘deixa disso’. Pareço um moralista, uma carmelita, um torcedor do América de MG.
Não aguento o pessimismo pré-datado. A gente entrega a indisposição nos medos mais óbvios.
"Se você me trair, promete me contar?"
A questão já coloca a infidelidade como certa. Contar ou não confessar passa a ser o dilema. Não se confia mais na fidelidade, mas somente na franqueza. Vamos adaptando os princípios. O mesmo é resmungar que o homem não é monogâmico, não adianta tentar. É aceitar que ele não tem escolha, de que se trata de um condicionamento biológico, uma maldição darwiniana.
Nem mais encontro vestidos de noiva em vitrine. Até os manequins estão solteiros. Casamento é posto como cativeiro, como subtração de direitos e multiplicação dos deveres. É uma felicidade passageira, de doente terminal. O matrimônio deveria abandonar o contrato. O contrato existe para terminar, resguardar o final e sair ileso. É proteção desde o princípio. Ao embarcar, já estamos reagindo às escolhas do naufrágio.
Casamento mudaria com a adoção do pacto. Isso: pacto! Por que unicamente o mal faz pacto? Um pacto do bem. Sei que há pacto com diabo, mas nunca vi pacto da virtude.
É usar o conhecimento siciliano. No pacto da máfia, realmente funciona a sentença "até que a morte nos separe". É o único lugar que a frase tem sentido. É sangue com sangue, mindinho com mindinho. Não se oferece o indicador de propósito, para valorizar as pequenas causas. A aliança tem que ser o próprio dedo. Não há como tirar o dedo no motel.
O pacto são dois num só apelo, diferente do contrato que é cada um por si. O pacto é palavra, o contrato é letra. A palavra é lembrança, a letra é cobrança. O pacto é confiança, o contrato é obrigação. No contrato, se pode sair a qualquer hora. No pacto, a saída é sempre pela honra. "

Fabricio Carpinejar

Longe de um Lar

"Casal inteligente enriquece junto?

Por favor, me dá um desconto.
Ter objetivos em comum separa o casal. É confundir a relação com um negócio. Daí não será um namorado, mas um sócio. Daí não será uma namorada, mas uma investidora.
Não há engano maior do que partilhar metas. Trocar a televisão pelas planilhas do Excel. O que parece uma referência de parceria, tampa de margarina, é um se aproveitando do outro.
Estão preocupados em não perder tempo, em render o máximo desempenho com o mínimo esforço, em aproveitar as chances e as ocasiões para eliminar as exigências domésticas. Não têm afinidades, a não ser a vontade de crescer profissionalmente.
Invente de retirar o interesse dos dois, não sobrará coisa alguma, pedra sobre pedra, cartão sobre cartão. Não terão assunto. Adoram a distância para simular saudade. A única sintonia é a carreira, o que um oferece e o segundo aceita, não vão partilhar o futuro. O mercado é muito instável para um casamento. Afinal, é preciso ser livre para atrair ofertas.
Alguns podem até delirar que é amor, chegue perto com o olfato: o perfume excessivo é ambição. Dividir o poder não significa cumplicidade, é adoração de si. A paixão é o espelho da obsessão. Um espelho que nunca fica embaçado.
É conveniente amar a prosperidade de um homem ou sucesso de uma mulher. Tomar carona.
Amor é empobrecer junto, se for o caso. É ser inútil e continuar tentando. É não ter medo de começar com um colchão no chão e com as mesas dos joelhos. Não aguardar o momento, ficar ao lado até que ele venha ou não venha. Suportar as dívidas, os credores, as piores fases e encontrar humor dentro das contas.
É admirar mesmo sem qualquer identificação imediata. Respeitar os caminhos diferentes, opções distantes, vocações opostas e procurar entender para conversar e recolher os farelos de pão e arrumar a gola na hora de partir.
Não se escolhe uma companhia por aquilo que ele faz, porém por aquilo que deseja. Por aquilo que ele guarda no desejo.
Sempre estranhei casal que se esbarra no corredor de casa e passa reto. Encontra seu par e não diz nada. Como dois desconhecidos, mesmo que já tenham se visto há um minuto. Alheios, fantasmagóricos. Não contraem culpa pela desatenção, acham natural ver e não ver, estar ocupado e seguir adiante. Não se intrigam de ternura, não se espantam com a falta repentina. Não mencionam um toque. Não se pronunciam com um beijo ou um abraço. Não se provocam com as perguntas irritantes e tão necessárias: "O que está pensando?" ou "O que está fazendo?"
Estão longe de um lar. Suas casas são escritórios. "

Fabricio Carpinejar

domingo, 23 de maio de 2010

Frases Soltas



Clarice Lispector

Garfield



Jim Davis

Mulher de 30



Cibele Santos

Amor é Enigma

"Optar é renunciar. Entregar-se, por exemplo, a um amor é abandonar outros. E, do que se renuncia e abandona, pode provir, depois arrependimento.



Afastar-se de um amor, ainda que, opção feita por lúcidas razões, pode gerar, adiante, a frustração pelo que se deixou de viver.


Os casos de amor vivem rondados por frustração ou arrependimento. Não o amor, que é íntegro, irrefutável, cristalino e indubitável: mas os amantes seus portadores. Quase sempre o tamanho do amor é maior que o dos amantes.


O que cerca as pessoas que se amam é sempre uma teia de limitações que o leva à disjuntiva: frustração ou arrependimento. Ou quem ama se entrega ao sentimento e se atira nos braços do outro para, depois, se arrepender do que abandonou para entregar-se ao amor, ou se afasta, cheio de lucidez, para, adiante, sentir frustração pelo que deixou de viver. Estes estão na categoria assim definida de modo cruel mas lúcido por Goethe: "no amor, ganha quem foge”...


Ou como disse o grande Orizon Carneiro Muniz: "no amor, é mais forte quem cede".


Na juventude tudo isso fica confuso porque esta é uma etapa da vida envolta em uma névoa amorosa que a torna radical na busca da felicidade.


O jovem ainda não se defrontou com as terríveis e dilacerantes divisões internas de que é feita a tarefa de viver e amar, aceitando as próprias limitações, confusões, os caminhos paralelos e contraditórios das escolhas, dentro de um todo que, para se harmonizar, precisa viver as divisões, os sofrimentos e os açoites das mentiras e enganos que conduzem as nossas verdades mais profundas.


Séculos de repressão do corpo e de identificação do prazer com o pecado ou o proibido fizeram uma espécie de cárie na alma.


É um buraco, um vazio, uma impossibilidade viver o que se quer, uma certeza antecipada de que o amor verdadeiro gera ou arrependimento ou frustração.


Viver implica, pois, aceitar essa dolorosa e desafiante tarefa: a de enfrentar o amor como a maior das maravilhas e que se nos apresenta sob a forma de enigma.


Tudo o que se move dentro do amor está carregado de enigmas. E com o enigma dá-se o seguinte: enfrentá-lo não é resolvê-lo. Mas quando não se o enfrenta, ele (enigma) nos devora. Enfrentar o enigma mesmo sem o deslindar, é aquecer e encantar a vida, é aprender a viver;


é amadurecer. Exige trabalho interior penoso, grandeza, equilíbrio e auto-conhecimento.


O contrário não é viver: é durar."
 
Arthur da Távola

Última paixão


"Mas não vou ceder. Foi a última paixão. Paixão é o que dá sentido à vida. E foi a última. Tenho certeza absoluta disso. Agora me tornarei uma pessoa daquelas que se cuidam para não se envolver. Já tenho um passado, tenho tanta história. Meu coração está ardido de meias-solas. Sei um pouco das coisas? Acho que sim. Tive tanta taquicardia hoje. Estou por aí, agora. Penso nele, sim, penso nele. Mas não vou ceder. Certo, certo: ninguém tem obrigação de satisfazer ao teu desejo, pela simples razão de que você supõe que teu desejo seja absoluto. Foda-se seu desejo, ora. Me dói não ter podido mostrar minha face. Me dói ter passado tanto tempo atento a ele — quando ele nunca ficou atento a mim. E eu passei tanta coisa dura. Rita Lee canta “são coisas da vida…”


Caio Fernando Abreu

domingo, 9 de maio de 2010

Mulher de 30 - Mães


Cibele Santos

DIA DAS MÃES



Mário Quintana

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mulher de 30


Cibele Santos

Garfield


Jim Davis

Frases Soltas


Clarice Lispector

Além de Tudo

"Amor, pra mim?

Amor vai além do que você acha, ou diz que acha.
Amor independe de ser a dois, a três ou a um.
Amor é um despertar, uma exalação do que tava dentro de ti.
Amor está acima de tudo, de cor, de números, de homem ou mulher.
Amor é uma coisinha que tá lá dentro e se manifesta na presença de alguém, de algo...
Amor é puro, sem interesse, é bom.
Amor é a base, é um querer bem...é liberdade.
Amor é um não sei o que...um eterno paradoxo.
Amor independe dos outros para acontecer,
amor não tem hora pra chegar e nem hora pra dizer adeus.
Amor te faz rir, te faz sentir uma euforia exorbitante, te faz chorar de felicidade.
Amor vai além dessas explicações, além de tudo que eu creio...
Amor é amor e pronto, sem precisar de palavras para tentar enquadrá-lo.
Amor é o topo, é o ápice...é tudo aquilo que nunca conseguirei traduzir a essência em linhas.
Amor eu tento explicar, amor eu sei que sinto.
Amor é te libertar e te ver feliz independente de tudo, é querer te ver bem...
E eu torço para que um dia todos sintam esse amor,
esse amor puro que me veio agora, nesse momento.
Que todos entendam um dia um pouco do que é o princípio do amor...e que sintam o amor pulsando dentro de você, despertando, sorrindo...
Não falo do amor de homem e mulher, de mãe, fraternal ou amor próprio...
Falo apenas do amor, sem subdivisões, sem classificações...amor puro, amor base, amor simples.
...amor, somente!"


Hosana Lemos

A Favor De Gente De Verdade


"Eu sou uma eterna apaixonada por palavras. Música. E pessoas inteiras. Não me importa seu sobrenome, onde você nasceu, quanto carrega no bolso. Pessoas vazias são chatas e me dão sono. Gosto de quem mete a cara, arrisca o verso, desafia a vida. Tem muita coisa dentro de você? Então jogue essa porra de identidade fora e senta aqui. Pára de falar da rave. Da viagem. Das 200 horas que ficou sem dormir ouvindo tuntztuntz. Ok, pode falar! Mas seja breve. Eu quero saber sobre você. VOCÊ! Você não é só uma festa, uma foto de orkut, um carro bonito que te custa caro. Você não é só um i-phone, uma tv de plasma, uma notícia barata de jornal. VOCÊ É GENTE! E gente sente. Gente ama, sofre, sente sono. E tem medo. EU TENHO MEDO. Eu, na verdade, tenho muitos medos. E um deles é que as pessoas virem apenas uma IMAGEM. Não para os outros (que se fodam os outros!), mas para si mesmo.

Meu Deus, aonde vamos parar? Antes que a conversa se estenda, quero esclarecer logo. Não sou hipócrita, veja bem. Também adoro um auê, uma frescurinha, champagne boa. Tenho um ego chato que apaga fotos em máquinas alheias. Fico emburrada se a calça jeans não entra. Brigo cá com meus defeitos (que são caros, fartos e meus). E acho que todo mundo também. Mas o que vim dizer hoje não é isso. Ou melhor, é sim. O que eu quero falar na verdade é que: A GENTE PODE SER BEM MAIS QUE ISSO. Que tal preocupar-se um pouco mais com SER do que com o TER, nem que seja pra variar? Me conte suas viagens, me mostre sua história, mas seja sincero: você detestou aquele lugar que todo mundo ama! VOCÊ ODIOU, na verdade. Então pra quê dizer que foi uma viagem “do caralho” e colar aquelas fotos com aquela gente cretina bem no meio do seu mural?
Não precisa fazer linha comigo, nasci desalinhada, você sabe. Lembre-se de quem você era, DE QUEM VOCÊ É. (Você se lembra?). É sua essência, tudo o que há por trás desse sorriso lindo e óculos escuros. É minha gente. Estou naqueles momentos silenciosos em que pouca coisa parece fazer sentido. Sigo a vida conforme o roteiro, sou quase normal por fora, pra ninguém desconfiar. Mas por dentro eu deliro e questiono. Não quero uma vida pequena, um amor pequeno, um alegria que caiba dentro da bolsa. Eu quero mais que isso. Quero o que não vejo. Quero o que não entendo. Quero muito e quero sem fim. Não cresci pra viver mais ou menos, nasci com dois pares de asas, vou aonde eu me levar. Por isso, não me venha com superfícies, nada raso me satisfaz. Eu quero é o mergulho. Entrar de roupa e tudo no infinito que é a vida. E rezar – se ainda acreditar – pra sair ainda bem melhor do outro lado de lá."

Fernanda Mello

Estar Sozinho

"Estar sozinho é engraçado, louco, angustiante, libertário e triste, tal qual estar com alguém.

No entanto, estar sozinho é absolutamente o oposto de estar com alguém.
Estar sozinho é fechar as mãos no nada quando se atravessa a rua correndo e não se tem uma mão para segurar.
É acordar sem saber o que será do dia porque planejar sozinho dá preguiça.
É falar a coisa mais engraçada do mundo para alguém que não vai rir, porque ninguém te entende tão bem.
É ficar louca sem cúmplice.
Não tem graça ser fora da lei sozinho.
É querer contar tanta coisa para alguém, mas para quem?
A vida simplesmente acontece para quem está sozinho, às vezes sem que a gente perceba, pois é mais fácil ter noção de si mesmo através de outra pessoa.
Estar sozinho é fazer dengo sozinho na cama, sem ninguém para apenas encaminhar o ombro um pouco mais perto.
É comer doce demais porque sua boca precisa de um incentivo para continuar salivando vida.
É comer doce demais porque estar sozinho dá uma tremedeira estúpida de hipoglicemia.
É o doce que substitui mal e amargamente o sexo.
Estar sozinho é dormir até tarde no domingo.
Não para congelar o tempo na alegria, mas para fazer de conta que o tempo não existe.
É conviver com a ansiedade de que você pode encontrar alguém especial a cada esquina, então você tenta ficar bonita.
Mas seus olhos não mentem o cansaço da espera e a tristeza de estar solta, e você fica feia.
É ter a sensação de que ninguém te olha, pelo menos não como você gostaria de ser olhada.
Estar sozinha é estar solta e, no entanto, é estar amarrada ao chão porque nada te faz flutuar, sonhar, divagar.
Estar sozinho, ou estar sozinha, pode acontecer com qualquer um.
E você torce para que aconteça com a sua melhor amiga, ou com aquele homem que você gostaria de experimentar como uma pílula para a sua solidão.
Estar sozinha é não suportar ouvir a palavra solidão porque ela faz sentido.
E o sentido dela dói demais. Estar sozinho é ter uma risada nervosa, de quem segura um grito e um choro enquanto ri.
Um riso falso para se convencer de que é possível ficar sozinho sem ficar deprimido.
Estar sozinho é usar roupas provocantes sem se sentir sexy com elas.
É conferir a caixa de e-mails com uma freqüência que beira a compulsão.
É chorar do nada. É acordar do nada. É morrer de medo do nada que fica no estômago.
Estar sozinho é uma coisa física, ou melhor, é a falta dela.
Você se sente oco por dentro, por isso aquele respiro profundo de lamentação.
É cogitar enlouquecer. O ombro pesa porque é tenso ficar sozinho.
E porque não tem ninguém pra te fazer massagem também.
Quando chove, venta, escurece, e você está sozinho, você lembra de Deus e do quanto é pequeno.
Estar sozinho é se aproximar de Deus por piedade própria e não por agradecimento, que é o que nos faz aproximar Dele quando estamos amando.
Estar sozinho é detestar ficar em casa.
Ficar em casa sozinho, quando se está sozinho, é muita solidão.
Então você sai, só para não ficar em casa sozinho.
E descobre o quanto você é sozinho.
E volta pra casa sozinho, e chora vendo fotos.
Estar sozinho é implorar paixão e loucura com um olhar para o carro ao lado, segundos antes de você ver que ele não está sozinho.
É trabalhar para passar o tempo e só conseguir escrever títulos, roteiros, spots e textos chatos, sem inspiração.
É procurar um olhar pela rua e andar por aí com cara de louco.
É estar pronta para algo novo e não agüentar mais dias iguais.
É ocupar a vida de açúcar, intrigas, fofocas, encrencas.
Aventuras tortas.
É ocupar a vida dos outros com reclamações, lamentações, dúvidas e carências.
Resumindo: estar sozinho é triste, enche o saco dos outros e deve fazer mal para a saúde."

Tati Bernardi

Entre uma decepção e outra, que tal uma pausa para aprender?

"Tem época na vida da gente que parece que os encontros 'amorosos' são mais uma provocação do que uma oportunidade de se sentir satisfeito e feliz... Assim, vamos contabilizando decepções e desacreditando na possibilidade de viver uma experiência positiva e motivadora.

Quando isso acontece, creio que o melhor seja parar. Uma pausa para aprender. Ou melhor, antes apreender. Perceber o que está acontecendo, quais são nossos verdadeiros desejos e quais tem sido nossas atitudes para torná-los concretos.
Muitas vezes, fazendo uma análise mais justa e desapegada, sem assumir nenhum papel, nem o de vítima das armadilhas da vida, nem da sacanagem dos outros e nem o de culpado, como se tudo o que fizéssemos estivesse definitivamente errado, terminamos descobrindo que há alguma incoerência nisso tudo.
Só que para isso precisamos de tempo... e principalmente de coragem para admitir limitações, assumir pensamentos negativos e confiar mais na sabedoria da vida e seu ritmo. O que acontece, no entanto, é que a maioria de nós não quer esperar, não quer refletir. Tem apenas um único pensamento que alimentamos o tempo todo: quero namorar, quero ter alguém!!!
Será que estar com alguém é o mesmo que estar feliz? Pode ser que sim, mas pode ser que não... e se por qualquer motivo você não tem ficado com quem deseja, talvez seja o momento ideal para um intervalo, tão útil entre uma decepção e outra...
Tempo de se observar, de observar as pessoas e ouvir o que elas dizem. Tempo de aprender, crescer, ter uma nova conduta, desenvolver uma nova postura. Aguardar até que a vida lhe mostre qual é o melhor caminho a seguir... mas para ver, você precisa estar atento... sem tanta ansiedade, sem tanto desespero para tentar fazer com que as coisas aconteçam do jeito e na hora que você quer...
E se nenhuma resposta vier, talvez signifique que você precisa ver e ouvir com o coração. Respeitar o silêncio. Aceitar a ausência de quem você tanto deseja encontrar... Talvez não haja uma resposta e nem haja uma explicação.
Às vezes, simplesmente não existem respostas nem explicação. Apenas a vida. Apenas as pessoas. Apenas o mundo. Apenas a dor e o amor. Apenas...
E se insistirmos em não aceitar, em brigar, em nos rebelar, em nos revoltar... conseguiremos tão somente mais dor... e menos amor. Aceite que você não tem o controle, que você não pode decidir sozinho, que o universo tem seu próprio ritmo. Faça o que está ao seu alcance; faça a sua parte... e bem feito; da melhor maneira que puder...
E o que não puder, entregue e espere... porque embora diga sabiamente a música "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", tem ocasiões nesta vida em que quem sabe espera acontecer e respeita a hora de não fazer... até que um dia, o amor de repente acontece... porque seu coração estava exatamente onde deveria estar para ser encontrado!"

Rosana Braga

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mulher de 30


Cibele Santos

Garfield



Jim Davis

Frases Soltas


Caio Fernando de Abreu

Palavras ao Léu

"Diz o ditado que quem tem telhado de vidro não deve atirar pedra. Então tragam logo meu estilingue. Meu telhado é de cristal. Legítimo. Límpido. Transparente. Podem revirar meu passado, meu e-mail, agenda ou celular. Não vão encontrar nada. Não escondo nada. Não guardo mágoas, cartas, memórias. Não sei da vida de quem passou pela minha e não quis ficar. Não tenho rabo preso. Nem, tão pouco, relacionamentos mal resolvidos. Não tenho outras intenções que não as que eu digo.

Tenho cara de menina. Não tenho tamanho de gente grande. Mas não sou criança. Assumo meus erros. Assumo responsabilidades. Entendo erros. Aceito desculpa. Mas repito: não sou criança. Se errou, assuma. Pediu desculpa? Faça por merecer o perdão. Se existe algo pelo qual eu prezo são os sentimentos. Meus e dos outros. A palavra dita não volta atrás. Então, não diga coisas só pra ofender alguém que você ama. Não magoe ninguém de graça. Não magoe mesmo se achar que esse alguém merece.
Aprendi que uma coisa (mal) dita não tem nada que apague. A palavra proferida é um tiro na alma. Pode matar um sentimento. Pode acabar com o amor de alguém. Pode destruir uma amizade. Pode arruinar uma família. Uma palavra pode valer mais do que mil gestos. Pode machucar mais do que um tapa na cara. Pode separar mais do que a distância. Com palavras, eu magoei muita gente que eu amo. Eu perdi gente que eu amei. Mas foi só quando eu tomei uma surra de palavras na cara que eu aprendi. Quando um ex-namorado disse pra mim: “some da minha vida”, eu respondi: “vou sumir sim, e você nunca mais vai ter notícia minha”. E foi o que fiz. Cumpri o que disse. As palavras dele se tornaram uma profecia que se realizou. E, desde então, meço o que eu digo. A palavra dita não tem volta. E, muitas vezes, fazem um relacionamento não ter volta também.
Eu jogo limpo. Falo o que penso. Mas existem mil maneiras de se dizer a mesma coisa. Existem mil maneiras de se dizer alguma coisa sem machucar alguém. Acredito que não é à toa que eu tenho uma certa habilidade com as palavras. É pra amenizar minha impulsividade. Imagino o estrago que seria uma pessoa sem freios na língua e com palavras ao léu. Se faço tudo errado, pelo menos, falo certo.
E, pra mim, o certo é ser livre. Sou livre quando sigo o que sinto. Sou livre quando amo de verdade. Sou livre quando respeito aquele que amo. Sou livre quando faço o que quero. Sou livre quando digo a verdade. Porque só a verdade liberta. Só a verdade me permite olhar nos olhos de alguém e dizer o que tem que ser dito. Só a verdade me permite dormir todas as noites em paz com a minha consciência. Só a verdade permite que minha vida seja um livro aberto. Só a verdade me faz agir com transparência. Só a verdade me deixa tão livre, tão eu. Só a verdade me deixa tão presa a meus princípios. E só com princípios tão claros posso dizer o que sou: transparente."

Brena Braz

Não gosto de amor com hora marcada

"Eu gosto das pessoas pelo prazer de gostar e não porque deu tempo de gostar delas. Cansei de quem gosta como se gostar fosse mais uma ferramenta de marketing. Gostar aos poucos, gostar analisando, gostar duas vezes por semana, gostar até as duas e dezoito. Cansei de gente que gosta como pensa que é certo gostar. Gostar é essa besta desenfreada mesmo. E não tem pensar. E arrepia o corpo inteiro, mas você não sabe se é defesa para recuar ou atacar. Eu eu gosto de você porque gostar não faz sentido. Permita-se. Se você acha que no fundo mesmo, apesar de todas essas reuniões e palavras em inglês que só querem dizer que você não sabe o que está falando, o que importa é ter pra quem mostrar que saiu o arco-íris. Permita-se. Porque eu não quero que você tenha essa pressa ao ponto de ajudar com as próprias mãos. Eu quero que você sinta esse prazer que chega aos poucos. E mata tudo que há em volta. E explode os relógios. E chega aos poucos ainda que você ainda não saiba nem quem é pouco e nem quem é lento. Porque você morre. Se você prefere a vida quando se morre um pouco por alguém. Permita-se. Eu não faço a menor idéia de como esperar você me querer, porque se eu esperar, talvez eu não te queira mais. Eu não queria ir embora e esperar o dia seguinte, porque cansei dessa gente que manda ter mais calma. E me diz que sempre tem outro dia. E me diz que eu não posso esperar nada de ninguém. E me diz que eu preciso de uma camisa de força. Se você puder sofrer comigo a loucura que é estar vivo, se você puder passar a noite em claro comigo de tanta vontade de viver esse dia sem esperar o outro, se você puder esquecer a camisa de força e me enroscar no seu corpo para que duas forças loucas tragam algum equilíbrio. Se você puder ser alguém de quem se espera algo, afinal, é uma grande mentira viver sozinho, permita-se. Eu só queria alguém pra vencer comigo esses dias terrivelmente chatos.

'Eles não sabem fugir para o lugar sagrado do peito, eles não sabem dormir num lençol branco e puro e sonhar com tudo o que é bom na vida, eles não sabem abraçar um amigo de verdade e encontrar um grande amor'. Não sabem sangrar! "

Tati Bernardi

Quer saber o que eu penso?

"Você agüentaria conhecer minha verdade? Pois tome. Prove. Sinta. Eu tenho preguiça de quem não comete erros. Tenho profundo sono de quem prefere o morno. Eu gosto do risco. Dos que arriscam. Tenho admiração nata por quem segue o coração. Eu acredito nas pessoas livres. Liberdade de ser. Coragem boa de se mostrar. Dar a cara a tapa! Ser louca, estranha, linda, chata! Eu sou assim. Tenho um milhão de defeitos. Sou volúvel. Tenho uma tpm horrivel. Sou viciada em gente. Adoro ficar sozinha. Mas eu vivo para sentir. Por isso, eu te peço. Me provoque. Me beije a boca. Me desafie. Me tire do sério. Me tire do tédio. Vire meu mundo do avesso! Mas, pelo amor de Deus, me faça sentir... Um beliscãozinho que for, me dê. Eu quero rir até a barriga doer. Chorar e ficar com cara de sapo. Este é o meu alimento: palavras para uma alma com fome. (Meu coração é minha razão. Essa é a lógica que inventei pra mim)."



Fernanda Mello

Dói mas é a realidade



"Minha razão resolveu se manifestar, ela veio até mim e falou:

Ele não é apaixonado por você, e ele não tem culpa disso.
Simples.
Sabe aquele cara que te dar maior mole e você não tá nem aí?!
Pronto, agora você entende como é.
Ele não tem culpa por não corresponder na mesma proporção o seu sentimento.
Ninguém é obrigado a gostar de ninguém.
Quantas e quantas vezes você já não falou para si mesmo "eu queria mandar em meu coração".
Pronto agora imagine que ele passa pela mesma situação.
Até que ele queria sentir o mesmo, doar-se do mesmo tanto, mas pela lógica da vida ninguém controla os sentimentos.
Ele não vai pedir pra namorar com você, ele não vai deixar de gostar dela.
Agora você me diz, "e agora, josé?".
Não adianta eu chegar e dizer "esqueça-o", isso não existe.
Existem pessoas que chegam se achando as donas da verdade e lançam essa frase rídicula: -Você é muito idiota por gostar desse cara.
-Porra, você acha que eu não esqueço por charme?! É lógico que eu quero esquecer, ou você acha que eu gosto de chorar por que é bonito?!
Um dia inventaram de fabricar a esperança, pronto, desde esse dia tudo começou a desandar.
Você acredita fielmente que ele vai largar tudo e se arrepender de ter feito você sofrer.
Acredita que no fundo ele gosta é de você, que aquele sorriso simples significou algo mais, ou que um dia ele vai perceber que você é a mulher da vida dele.
Desculpe, mas isso não vai acontecer.
Fria? Não, eu sou realista! É tudo uma questão de lógica.
Ele é apaixonado por outra, simples...um dia quando ele esquecer a doninha lá, quem sabe néh?
Mas por tempo, acostume-se.
Ele vai continuar a gostar de você como amiga, a te admirar como pessoa e ter um enorme carinho e PONTO.
Não sonhe com flores, nem com alianças de ouro, muito menos vá idealizando os convites do casamento.
Aceitar isso já tá de bom tamanho, quanto ao esquecer, deixa que o tempo resolve.
Uma hora quando você menos esperar vai ver que se desprendeu daquele por quem você tinha tanto amor, e vai perceber que o seu sentimento foi lindo.
Ele não teve culpa, e nem você.
O processo até à liberdade é duro, e em nenhum momento eu disse que seria fácil.
Aceite, acorde...
Se não foi ele, vai ser outro...e se não for o outro, vai ser outro e outro...
Nascemos para amar...muito, sempre!
Se um amor acaba, nosso coração se molda para outro...e assim sucessivamente.
Somos movidos pelo amor, e não é porque alguém não sabe te amar que o mundo deve desmoronar....existem várias formas de amor, e o amor em si já é tudo.
Tente esquecê-lo, tente, mas não se culpe por ainda não conseguir...tem coisas que não cabe a nós. Uma hora tudo se ajeita.
Ele não era obrigado a te amar, ele não era obrigado a ligar no dia seguinte, ele não era o cara certo...e nem por isso ele deixou de ser especial em sua vida, nem por isso ele deixou de gostar de você na medida que ele pode.
Enquanto sua liberdade sentimental dele não chega, vai aproveitando a vida, evitando chorar, e aceitando de uma vez por todas que sentimentos não se controlam, que uma pessoa ama outra por amar e não por obrigação. Aceite que as vezes as cosias não são como a gente sonha e que aquela pessoa talvez não valha tanto a pena.
Deixa acontecer."

Hosana Lemos

Personalidade Forte?

"Ter personalidade forte não é ter comportamento agressivo e sair atirando pedras em quem te atinge. Isso justifica exatamente o contrário, quem age dessa maneira apenas prova o quanto é sensível e fraco, o quanto não é capaz de controlar seus atos e o quanto é uma pessoa extremamente suscetível às outras e ao seu ambiente. Ter personalidade forte é em primeira instância, ser tão auto-confiante que nada te atinja facilmente. É ouvir alguma ofensa e não sentir-se mal, simplesmente porque não te afeta e não atingindo não sente-se ferida, portanto não terá a necessidade de mostrar suas garras à toa. Personalidade forte tem quem sabe seu lugar e nele se põe, sem precisar gritar aos quatro cantos do mundo, afirmando que vive num pedestal, totalmente acima de todos aqueles que a fazem sentir-se ameaçada. Quem tem personalidade forte não vive no alto, vive ao lado porque não precisa mostrar-se maior do que os demais, sua grandeza mora dentro de si e não no mundo externo.
É fácil ouvir as pessoas dizerem que têm personalidade forte, mas é difícil realmente crer que são.
Personalidade forte mora em quem sabe dar a volta por cima, superar seus problemas sem precisar pisar ou ferir outra pessoa, em quem sabe que a vida sempre continua apesar das dores e decepções. Não se alimenta de mágoas e desejos de vingança, nem tão pouco vive a destilar seu veneno maldizendo aqueles, que por uma obra do destino, passaram por sua vida e te fizeram mudar de caminho.
Personalidade forte tem quem domina seu orgulho e aprende que o perdão é a única atitude reamente libertadora, principalmente quando se consegue perdoar a si mesmo.
O que muitos acham ser fraqueza, só quem tem personalidade é que entende - O silêncio pode ser a melhor resposta."

Drika Gomes

Pedi ao Vento

"Eu pedi que um vento te trouxesse, mas nem sei se pedi direito, talvez tenha pedido tão depressa que pudesse ter atravessado as palavras, ou tão lento que entre as sílabas ficassem espaços não preenchidos, dando assim um significado outro, quem sabe totalmente inverso daquilo que eu desejava. E passou um vento, muito estranho, soprava quente e ascendente e subitamente tornava-se frio, indo em direção contrária, era como se o vento não conhecesse seu caminho. Me chamou a atenção toda aquela instabilidade, algum encanto mesmo que insano tomou conta do meu olhar e dos meus sentidos. Fui invadida. Permiti. Me perdi.

Descobri com o tempo que andar perdida é minha forma mais confusa de me encontrar e ao teu lado vou me perdendo e me encontrando num ritmo de valsa e muitas vezes de salsa, mas sempre num movimento constante que não permite que meu peito sossegue, nem que meus pensamentos repousem por um tempo que me faça entediar. Sei lá, vai ver que eu pedi certo ao vento, pois de alguma forma ele me trouxe exatamente o que eu queria, embora não aceitasse e não acreditasse. Os ventos conheciam minha alma. "

Drika Gomes

domingo, 2 de maio de 2010

Mulher de 30



Cibele Santos

Garfield



Jim Davis

Frases Soltas




Fernando Sabino

Oração do Amigo

"Há muito se diz que, quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro precioso. Há muito se diz que amizade verdadeira dura pra sempre. Não tem aquelas tempestades da paixão e nem a calmaria exagerada do descompromisso. É o meio termo. É a bonita sensação do estar perto e, de repente, deixar o silêncio chegar. Não exige tanto. Exige tudo.

As amizades nascem do acaso. Ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, um caderno emprestado, uma dor seja capaz de unir duas pessoas. E a cumplicidade vai ganhando corpo, e o desejo de estar junto vai aumentando, e, com ele, a sensação sempre boa do poder partilhar, de se doar.
Há muito se diz que os amigos verdadeiros são aqueles que se fazem presentes nos momentos mais difíceis da vida, naqueles momentos em que a dor parece querer superar o desejo de viver.
De fato, os amigos são necessários nesses momentos. Mas, talvez, a amizade maior seja aquela em que o amigo seja capaz de estar ao lado do outro nos momentos de glória, e vibrar com essa glória. Não ter inveja. Não querer destruir o troféu conquistado. Aplaudir e se fazer presente. Ser presente.
A amizade não obedece à ordem da proporcionalidade do merecimento. Não há sentido em querer de volta tudo o que com generosidade se distribuiu. A cobrança esmaga o espontâneo da amizade. E a surpresa alimenta o desejo de estar junto.
O amigo gosta de surpreender o outro com pequenos gestos. Coisas aqui e ali que roubam um sorriso, um abraço, um suspiro. E tudo puro, e tudo lindo.
Há muito se diz que não é possível viver sozinho. A jornada é penosa e, sem amparo, é difícil caminhar.
Juntos, os pássaros voam com mais tranquilidade. Juntas, as gaivotas revezam a liderança para que nem uma delas se canse demais.
Juntos, é possível aos golfinhos comentarem a beleza de um oceano infinito. Juntos, mulheres e homens partilham momentos inesquecíveis de uma natureza que não se cansa de surpreender.
Eu te peço, Senhor, nessa singela oração, que me dês a graça de ser fiel aos meus amigos. São poucos. E impossível seria que fossem muitos. São poucos, mas são preciosos. Eu te peço, Senhor, que me afastes do mal da inveja que traz consigo outros desvios. A fofoca. A terrível fofoca que humilha, que maltrata, que faz sofrer.
Eu te peço, Senhor, que o sucesso do outro me impulsione a construir o meu caminho, e que jamais eu tenha ânsia de querer atrapalhar a subida de meu amigo. Eu te peço, Senhor, a graça de ser leal. Que eu saiba ouvir sempre e saiba quando é necessário falar.
Senhor, sei que a regra de ouro da amizade consiste em não fazer ao amigo aquilo que eu não gostaria que ele me fizesse. E te peço que eu seja fiel a essa intenção. E sei que essa regra fará com que o que se diz há tanto tempo se realize na minha vida. Que eu tenha poucos amigos, mas amigos que permaneçam para sempre.
Não poderia ter muitos. Não teria tempo para cuidar de todos. E de amigo a gente cuida. Amigo a gente acolhe, a gente ama.
Senhor, protege os meus amigos. Que, nessa linda jornada, consigamos conviver em harmonia. Que, nesse lindo espetáculo, possamos subir juntos ao palco. Sem protagonista.
Ou melhor, que todos sejam protagonistas, e que todos percebam a importância de estar ali. No palco. Na vida.
Obrigado, Senhor, pelo dom de viver e de conviver. Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir e de manifestar o meu sentimento. Obrigado, Senhor, pela capacidade de amar, que é abundante e é sem-fim."


Gabriel Chalita

Procuração

"Cobramos do "céu", mudanças na nossa vida, dizemos que não aguentamos mais a situação.
Choramos e nos lamentamos diante da dor, mas poucos mudam sequer um vício, poucos estão dispostos a renúncia, seja de um palito, seja de um bem maior.

Fazemos o impossível por quem acreditamos, e que, as vezes nem vale a pena!
Mas por vezes, pulamos o caído da calçada, indiferentes a dor humana, nem reparamos, seguimos pensando nos nossos problemas.

Arranjamos tempo para o salão de beleza, conseguimos horas livres para o futebol, criamos o "happy hour" para estar com os amigos, mas desconhecemos o caminho da visita nos hospitais, muitos parentes desconhecem o nosso paradeiro, nos asilos pais abandonados, mães sonhadoras, no banco de sangue a ausência da nossa cota.

"Queremos a parte boa da fruta, o doce, e se bobear jogamos o caroço no chão".

Assim, seguimos nossa marcha de lamentações, chorando pela doença que nos atingiu "do nada", do desemprego que nos pegou "desprevenido", das dívidas que acumulamos sozinhos, das cobranças das nossas atitudes erradas ou ausentes. E nos revoltamos contra Deus...

Não é hora de repensar atitudes?  Mudar caminhos, alterar a rota? Nem sempre voltar significa perder,
e nem sempre perder significa derrota.

Reveja seus passos, dê um tempo para o seu pensar, descubra-se, encontre-se, revele-se de verdade. As vezes, somos apenas cópia de nós mesmos agindo em nosso nome, derrubando nossos sonhos, deixando de viver...

A vida é sua, não passe procuração para  ninguém.
Ser feliz é mais do que meta, é obrigação.

Paulo Roberto Gaefke

Momento de Reflexão



"Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida."

Fernando Pessoa